Professor: Robson Danúbio

Aula 0: 08/08
Aula 1: 15/08
Aula 2: 22/08


Ps: Confirmar APS com o professor.

APS 1: Em grupos, busque um caso real de referência. É recomendável neste caso ter acesso à empresa local para viabilizar o acesso às informações. Contudo, caso não seja possível o acesso a uma empresa, os estudantes podem desenvolver o caso a partir de uma empresa real, obtendo dados de operação a partir do site institucional, bem como documentos de livre acesso relacionados à empresa, como: notícias, estudos de caso para ensino publicados sobre a empresa, relatórios públicos para investidores e/ou demais stakeholders, pesquisas realizadas na organização em nível de pós-graduação e artigos científicos.

Levante informações sobre:

Um produto ou tipo de produto específico para utilizar de referência na atividade: obtenha especificações de embalagem, volume, peso e quantidade padrão (geralmente movimentada) de produto, bem como, exigências ou requisitos de movimentação (ex: produto precisa de içamento para movimentação);

A partir destes dados, analise e complemente a pesquisa conforme segue:


  1. Desenhe a cadeia de suprimentos deste produto e descreva etapas de transformação, armazenagem, transporte e movimentação até a chegada ao consumidor.
  2. Descreva as necessidades de estoque e armazenagem deste produto acabado (estrutura, capacidade, etc).
  3. Identifique variáveis contextuais e contingenciais que devem ser levadas em conta no planejamento logístico deste produto.
  4. Estime custos de frete, armazenagem e movimentação a partir das fontes vistas em aula, bem como um custo total considerando produto + operação logística integrada (calcular conforme particularidades do produto). ATENÇÃO! Os alunos devem fornecer as fontes de pesquisa dos montantes e o raciocínio aplicado ao cálculo, minimizando o risco de apresentação de dados aleatórios ou mesmo extraídos prontos de outras fontes.
  5. Analise os tipos de risco que podem afetar esta operação e dê pelo menos um exemplo de cada (ex: risco de demanda; exemplo: público-alvo pode ter queda no poder de compra e reduzir o consumo do produto).
  6. O desenvolvimento supracitado deve compor um documento único e ser entregue em forma de projeto ao professor. Se houver disponibilidade de aula, recomenda-se ainda propor uma apresentação destes projetos, como forma de gerar discussão, dar feedback integrado e proporcionar a consolidação do aprendizado.
  7. Considerando que esta é uma atividade complexa, sugere-se que o professor crie “checkpoints” intermediários para verificar o andamento do projeto e orientar eventuais dúvidas que podem surgir. Ainda, recomenda-se que a atividade seja aplicada de forma que os estudantes tenham por volta de quatro semanas para realiza-la.


APS 2: Individualmente, o estudante deverá construir uma resenha crítica sobre a gestão da cadeia de suprimentos de uma categoria de produto em especial (ex: alimentos perecíveis). A resenha deve versar sobre particularidades da cadeia de suprimentos, riscos específicos aplicáveis a esta cadeia, particularidades da operação e da logística deste bem no cenário brasileiro e casos práticos de gestão e operações deste produto.

É importante que antes de mencionar os aspectos específicos do contexto, o estudante aponte os conceitos gerais para situar o leitor e permitir a visualização do comparativo entre o que é generalista e o peculiar nas operações.

Uma resenha crítica é um texto científico que se embasa em fontes múltiplas e confiáveis para a construção de um raciocínio argumentativo sobre um tema. Ou seja, você deve construir suas análises a partir de fontes confiáveis (livros, notas técnicas, legislação, artigos científicos de periódicos reconhecidos, como os que estão disponíveis nos portais de periódicos Capes, Scielo, Scopus, Web of Science, entre outros e como complemento, notícias de veículos de comunicação conhecidos, bem como relatórios governamentais e de órgãos de apoio; não utilizar informações de blogs ou outras fontes sem validação).

O texto deve conter de 3 a 6 laudas em Arial ou Times New Roman fonte 12, seguindo as normas da ABNT e abordar, no mínimo 6 fontes de pesquisa de diferentes formatos (ex: 2 livros, 2 artigos, etc), devidamente citadas. Aproveite para, neste texto, retomar os conceitos fundamentais vistos em aula para auxiliá-lo(a) no embasamento de seus argumentos.


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