Os meus tipos de escrita
Hoje eu me deparei com uma pergunta curiosa: o que eu amo fazer? O que vem de dentro de mim que me dá prazer e satisfação? O que mais faço? Okay, na realidade não é apenas uma pergunta, mas senti como se tudo isso estivesse interligado e fosse uma pergunta só. E a resposta foi bem clara: ler e escrever.
Na vida, assumimos diversos papéis, e na vida profissional não seria diferente.
Vocês sabem, eu faço mestrado. Também escrevo para blogs e sites. Gosto de mexer com redes sociais, criar posts. Sem falar que meu sonho da juventude era publicar um livro, e o que isso tudo tem em comum? A escrita.
Curioso, mas só agora caiu essa ficha e precisava colocar isso em palavras. Eu AMO escrever. Só que não é uma tarefa simples ou fácil, ela é complexa. Exige estudo, dedicação, treino. Ela pode ser dolorosa, em certos momentos. E sinto que estou no meio de formas diferentes da escrita.
A escrita criativa esteve comigo durante toda a adolescência. Nas fanfics e histórias que eu postava online, nos rpgs, nas ideias. Me cercando, me incentivando.
A escrita para a web surgiu nos últimos anos. A produção de conteúdo na internet é diferente. Ela é dinâmica, informativa, atrativa. Comecei a levar mais a sério durante a faculdade, e amava entrar no Blogger para mesclar imagens e gifs nos meus textos, na produção e revisão de legendas para redes sociais.
Mas no ano passado, e principalmente nesse ano, uma outra escrita se fez necessária na minha vida: a escrita científica. Ela é cheia de nuances, de camadas. Te deixa inseguro, com um certo receio, intimidadora. Me deparei diversas vezes com o word, a tela em branco implorando por palavras das quais eu não conseguia dar forma.
O problema é a insegurança, a incerteza, a autocrítica. E eu sempre disse a mim mesma, "o importante é começar, depois a gente ajusta na revisão". Me deu até um calorzinho no peito. Não precisa ser um sofrimento ou uma tortura psíquica. Vamos brincar com as palavras. Vamos tirar da mente e começar a rascunhar.
Nada nunca vai ficar perfeito de primeira, são tentativas e intensos processos. E só tenho a agradecer por estar cercada de pessoas e profissionais que estão dispostos a me ajudar, a me acolher
0 Comentários
O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.