Minhas Conquistas Acadêmicas

Agora que estou a poucos meses de me formar no ensino superior, decidi fazer uma retrospectiva da minha vida acadêmica: algumas atividades que realizei, algo que contribuiu muito para minha carreira ou vida, etc. Não consegui lembrar de tudo e tive que fazer uma bela pesquisa no meu Drive para recuperar certos itens, mas segue o resultado:

Curso: Administração
Início: fevereiro de 2016
Conclusão: dezembro de 2019



1º semestre

  • Fui a uma palestra sobre Iniciação Científica, a 1ª palestra na faculdade. Fiquei encantada com a possibilidade de trabalhar como pesquisadora e participar desse programa se tornou um dos meus objetivos, só precisava esperar até o 3º semestre. E foi exatamente isso o que fiz.
  • Participei do Projeto Integrador, cujo objetivo era escolher um tema e a partir dele, ler artigos acadêmicos do mesmo assunto e fazer um resumo. Meu tema foi Sustentabilidade Empresarial, li uns 6 artigos científicos quase morrendo porque não entendia os termos técnicos e apresentei em trio um banner. Não fiquei com o banner porque um dos rapazes levou para a casa e nunca mais devolveu, mas foi uma ótima experiência.
  • Assisti ao filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin e precisei fazer uma crítica sobre ele para apresentação. Esse filme me fez ter uma visão bem interessante da sociedade e do ambiente de trabalho. Eu já não gostava muito da ideia de ser um "escravo moderno de uma organização", e depois desse filme isso só aumentou.
  • Fiz uma crítica e análise do filme A Sociedade dos Poetas Mortos e achei incrível o fato de um professor tentar trazer mais alegria e conhecimento de vida aos alunos. Ele foi punido por isso, demitido, mas mudou a vida de alguns alunos. Todo mundo só fica tipo, "ei, você tem que se sentar nessa cadeira e fazer toda as lições". Eu vejo o mundo acadêmico como mais do que isso. A vida universitária é conhecer novos gostos, buscas profissões e além disso, ver o que te faz feliz e como chegar lá. Sou muito grata a vários professores que já passaram por mim pelos aprendizados.
  • Criação de negócio da Revista Universitária. Foi um projeto que desenvolvi e coloquei em prática um esboço junto com alguns colegas de classe. Infelizmente, o pessoal começou a modificar muito o conceito do que eu queria, alguns queriam até que tivesse um conteúdo impróprio para "atrair mais jovens". Ah, fala sério. Engavetei o projeto mas foi grande inspiração para colocar a Revista Jovem Geek em prática.
  • Criação do meu 1º Plano de Negócios, que também foi sobre a Revista Jovem Geek. Até hoje tenho ele.
  • Desenvolvimento de um projeto sobre Empreendedorismo nas Escolas. Nunca saiu do papel, em parte por insegurança minha. Cheguei a conversar com a diretora de uma escola sobre ele, mas ficava preocupada se minha mãe iria deixar, se eu teria tempo. É mais um projeto engavetado, mas que espero um dia, daqui a alguns anos quem sabe, colocar em prática.

2º semestre

  • Fui até a Bienal do Livro e pedi para um professor se eu poderia apresentar em sala algumas coisas que percebi sobre o evento. Apresentei e ele disse que eu estava no caminho certo, que era uma excelente comunicadora e poderia ser ótima pesquisadora se me empenhasse.
  • Tive aulas de estatística e decidi fazer uma pesquisa com alguns leitores meus para colher dados. Foram centenas de respostas e transformei os dados em informação, foi muito útil para me orientar no que deveria melhorar e fazer.

3º semestre

  • Comecei a fazer Iniciação Científica, o tema da minha pesquisa foi Processos Comunicativos de uma Organização e seus Impactos no Resultado. Fiz apresentações, participei de mesa de debate e no final a pesquisa não ficou do jeito que eu queria, mas aprendi muito sobre o processo de privatização das telecomunicações no Brasil..
  • Fiz uma pesquisa sobre o suicídio de Neil Perry, um personagem do filme A Sociedade dos Poetas Mortos. Apresentei em sala para a minha turma e também para a instituição em um congresso de pesquisas.
  • Criei o projeto F.A.L.E. por causa de uma palestra que assisti sobre voluntariado e projetos sociais. Acabei não dando continuidade mas foi muito legal a experiência, passei a participar de outros projetos similares.

4º semestre

  • Fui em tantas palestras na faculdade que não só terminei minhas horas complementares como ultrapassei. 

5º semestre

  • Comecei minha 2ª pesquisa sobre Iniciação Científica, no caso era uma análise sobre o perfil das empresas que abordam temas de sustentabilidade.

6º semestre

  • Escrevi um texto sobre Antropologia Brasileira e outro sobre Metodologia Científica. 
  • Em um trabalho de classe, desenvolvemos um canvas sobre uma plataforma de marketing digital. Apesar de ser apenas uma tarefa em sala de aula, gostei bastante e comecei a traçar ideias para criar uma agência de marketing.

7º semestre

  • Escrevi um texto sobre negociação entre clientes de uma empresa cujo nicho é salão de beleza, além de traçar estratégias para conseguir mais clientes.
  • Fiz uma análise SWOT da FMU e da Revista Jovem Geek
  • Realizei, junto a colegas de classe, um Diagnóstico Organizacional da empresa Hair.
  • Fiz um projeto de Portfólio do Aluno, que me inspirou a criar essa postagem.
  • Fiz um texto sobre recrutamento e seleção, diferenças entre RH e Gestão de Pessoas e cientista de dados.
  • Fiz um artigo sobre os modais no Brasil e sobre finanças e economia.
8º semestre

  • Fui eleita uma das representantes de turma pela 7ª vez em 4 anos.
  • Sou monitora de algumas disciplinas
  • Participei de um grupo de pesquisa do mestrado
  • Estou finalizando minha 3ª pesquisa de Iniciação Científica sobre webometria, análise de websites sustentáveis.

Algumas pessoas falam que a vida na faculdade passa que você nem olha, mas honestamente? Sinto que passei uma vida ali dentro. Foram 4 anos, 8 semestres, mais de 40 professores e centenas de atividades. Amadureci muito, entrei com 17 anos e saio como uma garota de 21 anos com uma mentalidade bem diferente. Ainda lotada de ideias, expectativas e penso em um dia tirar da gaveta tantos projetos que lá ficaram. Mas muitos foram executados e aproveitei muito esse momento. Agora só quero me formar, encerrar certas atividades e quem sabe assim começar outras. Ganhar uma bolsa de pós-graduação parece um sonho bem distante, mas vou tentar ao máximo conseguir.

Para quem sonha em começar a faculdade, desejo muita sorte e muita luta para essa conquista, serão anos de muito trabalho mas de grande aprendizado. Para quem já está na faculdade, aproveite o máximo porque uma hora você vai terminar.

Beijos e até a próxima.

Resultado de imagem para vida academica

Postar um comentário

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.

My Instagram

Copyright © Um Remédio Chamado Ler. Made with by OddThemes & Artworkdesign