Como preservar seus livros

Todo leitor que é apaixonado por livros acaba tendo uma fixação de ter sua própria biblioteca particular. Compra um livro aqui, ganha outro ali e de repente já são dezenas de livros para cuidar. Mas você sabe como preservar seus livros e deixar em bom estado? Confira nossas dicas:


1 - Não deixe que seus livros fiquem encostados na parede e organize eles verticalmente. Esse lance de ficar empilhando um em cima do outro não é boa coisa. E não fique espremendo os livros, deixe um espacinho de um para o outro. Isso impede o acúmulo de poeira, mofo e dá um espaço para que o ar circule entre eles.

2 - Passe um paninho ou flanela nos seus livros de tempos em tempos. Por mais que o ambiente onde seus livros estão seja adequado, é impossível que com o passar dos anos eles permaneçam limpos sem cuidados. E não use espanador, vai sair espalhando poeira entre as páginas.

3 - É aconselhado que a temperatura seja de 22 graus C e que não ultrapasse os 25 graus C.

4 - Se possível, utilize a luz fluorescente no local onde seus livros estão guardados. Ela é fria, rica em infravermelhos e de baixo custo, previamente tratada com filtros.

5 - Certifique-se de que a mobília ou estante dos livros não seja inflamável, não queremos correr o risco de acontecer um acidente e seus livros virarem cinzas.

Livros, Páginas, História, Histórias, Notas, Lembrete

6 - Quando estiver lendo um livro, ao invés de fazer a famosa "orelha de burro" é recomendado utilizar marcadores de página. Além dos marcadores em formato de papel, temos também os marcadores magnéticos, uma ótima opção.

7 - Cuidado com quem você empresta o seu livro. Às vezes ele sai novinho da sua casa e quando volta está amassado, com manchas de café e páginas rasgadas e amassadas.

8 - Sei que às vezes usar os livros como suporte de mesa, estante ou na porta pode ser bem útil para facilitar as coisas da casa, mas evite fazer isso. Seu livro é precioso demais para ser usado como suporte do mouse por exemplo.

9 - Quando for retirar um livro da prateleira, puxe-o pelo meio da lombada. Se retirar o livro pela parte superior ou inferior pode acabar danificando a encadernação, deixando o seu livro torto.

10 - Não deixe papéis no meio dos seus livros. É normal durante a leitura a gente acabar escrevendo algo, guardar uma conta de luz, etc. Mas o problema de esquecer isso no meio das páginas é que pode acarretar em manchas.


E aí, seus livros estão sendo bem cuidados e em bom estado?

Postar um comentário

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.

My Instagram

Copyright © Um Remédio Chamado Ler. Made with by OddThemes & Artworkdesign