Cursos online e gratuitos para fazer - Um Remédio Chamado Ler

Um Remédio Chamado Ler

Um cantinho legal na internet

28 de jan de 2019

Cursos online e gratuitos para fazer

Oi gente! Hoje venho trazer nesse post algumas indicações de cursos online e gratuitos para vocês conhecerem e se inscreverem, mas antes, gostaria de falar sobre o desastre da barragem da Vale, que se rompeu em Brumadinho e deixou tantas vítimas. É lamentável o ocorrido, principalmente levando-se em consideração que não faz muito tempo que ocorreu um desastre de danos incalculáveis em Minas também, em Mariana. A Ana Paula Renault está organizando, junto a empresários, mutirão para ajudar as vítimas, e encontrei a imagem abaixo: 

SOS Brumadinho (Foto: Reprodução) SOS Brumadinho (Foto: Reprodução)

Quem souber de outros meios de ajuda, por favor, avise que divulgarei. E ficamos aqui, no aguardo de maiores informações e aguardando que se tomem providências. Um crime desse tamanho não pode passar impune, e que o governo faça seu papel de agente fiscalizador e dê exemplo.

Agora, sem mais delongas, vamos as indicações de cursos:



Astrofísica Para Todos


Esse curso de Astrofísica Geral é uma iniciativa da UFSC. Eu amei a iniciativa: o curso é dividido em 30 videoaulas, cada uma em torno de uma hora, uma hora e meia de aula. Em cada aula, é disponibilizado um slide para você poder acompanhar, e todos os livros indicados também estão disponíveis para baixar. No final de cada aula, tem uma listinha dos capítulos que o professor recomenda que os alunos leiam. Ele é dividido em 6 módulos, ou seja, a cada 6 aulas tem uma avaliação e no final do curso a prova final.

Todos os conteúdos são gratuitos e o aluno pode fazer o curso sem estar inscrito. Porém, recomendo que faça a inscrição, dessa forma poderá ter acesso ao certificado no final dele. Existe uma taxa de R$ 40,00 mas você pode pedir isenção caso não consiga pagar. Clique AQUI para acessar a página do curso. 

Eles tem um projeto para incluir mais cursos que seriam continuação desse, assim além dessa astrofísica geral que é mais para iniciantes, depois teria a intermediária e avançada. Tem também uma modalidade de estudos para quem vai participar das olimpíadas de astronomia e astrofísica, então recomendo bastante.

Saberes 

Resultado de imagem para cursos saberes imagens

O senado disponibiliza uma série de cursos para a comunidade através do Saberes, plataforma de conhecimento do ILB, Instituto Legislativo Brasileiro. Tem alguns cursos que não são abertos ao público, alguns são restritos para parlamentares mas tem vários que qualquer um pode ter acesso. São divididos em duas modalidades: os cursos com tutoria e os que são sem tutoria. Ainda não abriu turma para os cursos com tutoria em 2019, mas quem tiver interesse em fazer curso com acompanhamento de um professor, basta ficar de olho na plataforma. Quem consegue estudar sozinho, já tem várias turmas abertas para esse 1º semestre de 2019. 

Já fiz um curso sobre Doutrina Política: Liberalismo e gostei bastante, sem falar das dezenas de livros e artigos que foram disponibilizando ao longo dele. Recentemente, comecei o curso de Relações Internacionais: Teoria e História e também estou gostando muito. Estou fazendo apostilas dos materiais pela Herói Estudante, então se você é universitário, saiba que você pode solicitar uma apostila gratuitamente todo mês, clique AQUI para saber como. 

Os próximos cursos que pretendo fazer esse ano são Desenvolvimento de Equipes, Ética e Administração Pública, Excelência no Atendimento, Fundamentos da Integração Regional - o MERCOSUL, introdução ao Direito Constitucional, Introdução ao Direito do Consumidor, Introdução ao Orçamento Público e Política Contemporânea. Não sei se vou conseguir fazer todos esses, porque alguns levam tempo, e como já trabalho e estudo, o tempo fica mais limitado. E como eu disse, lá no site tem mais cursos ainda além desses que listei, dá vontade de sair fazendo tudo mas é melhor ir um de cada vez: cada curso tem um limite de tempo. Suponhamos que você tenha 60 dias para fazer um: ao final desse término, a turma é fechada e você tem que esperar abrir nova turma para refazer.

Coursera


Resultado de imagem para Coursera


Me cadastrei recentemente na plataforma, então ainda não sei bem como ela funciona. O que eu posso dizer é que ela tem muitos cursos, e a plataforma vai perguntando quais são os assuntos que você mais se interessa para você começar. Muitos cursos iniciaram em 25 de janeiro, outros já estavam abertos, e acredito que alguns ainda não tenham começado. Como tem muitos cursos, olhei mais os que eu escolhi. 

Coloquei que queria cursos relacionados a Matemática, Física, Astrofísica, Comunicação e Gestão, e me apareceram cursos como Introdução à Sustentabilidade. Esse curso é oferecido pela  Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, mas os vídeos são legendados para brasileiros. Para obtenção de certificado, pelo que vi, existe um custo de aproximadamente R$ 70,00, dependendo do curso escolhido, mas você pode fazer o curso gratuitamente caso não tenha esse valor ou solicitar ajuda financeira no próprio site, e se você for aprovado, ganha o acesso sem custo algum. Também me inscrevi em O Poder da Macroeconomia - Princípios da Economia no Mundo Real e Marketing no Universo Digital.

Os cursos seguem um cronograma semanal, mas você pode avançar mais rápido, se desejar. 


Escola do Trabalhador

Resultado de imagem para escola do trabalhador

Esse site tem como público-alvo trabalhadores, empregados ou não, para que possam se qualificar e aprender coisas novas. Todos os certificados são emitidos gratuitamente, e já terminei Comunicação Escrita para o Trabalho Inglês aplicado ao trabalho. Tem vários cursos interessantes, e alguns com temas que até já sei, como o caso de Excel, mas coloquei só para relembrar algumas coisinhas. Estou concluindo o curso Criando um Negócio de Sucesso, mas na minha listinha já tem Demonstrações contábeis e sua análise, Fundamentos de processos de gestão de RH, Identidade Visual de Gestão de Clientes e Segurança da Informação. 

São cursos bem rápidos, alguns concluí em aproximadamente 2 horas, todos com slide e bem simples de entender.


Lúmina

Resultado de imagem para lumina

O Lúmina é outro que eu amei, justamente por ter tantos cursos "diferentes", que não costumo achar em outras plataformas e gratuitamente. Na minha lista de cursos, tem Poesia Grega, Leitura, Análise e Método: Anton Tchekhov e Liev Tolstói, Introdução ao texto acadêmico, Como produzir vídeos com celulares e tablets, C1 - O setor de games no Brasil: panorama, carreiras e oportunidades e C2 - O setor de games no Brasil: Dicas e desafios para empreendedores, Introdução a Arduino, o básico para começar, etc.

Eles são oferecidos pela UFRGS e como não concluí nenhum ainda, não sei se emite certificados, mas acho que tem alguns que oferecem sim para impressão. Também não acho que são cursos longos, se você se dedicar em uma semana conseguiria terminar um, porém meu tempo ficou corrido e acabei não terminando os meus, apesar de que pretendo nas próximas férias.


Resultado de imagem para estudando gif

Como vocês viram, tem muitos cursos e isso exige tempo, dedicação e estudo. Não dá pra sair fazendo tudo ao mesmo tempo, mas super recomendo fazer algum de tempos em tempos, mesmo quem já é formado sempre tem algo a mais para aprender.

E vocês, já conheciam alguma dessas plataformas? Já fizeram ou pensam em fazer cursos? E se sim, de qual? Não deixem de comentar e caso tenham novas indicações, por favor, avisem que estarei feliz em divulgar.

Beijos e até mais. 


11 comentários:

  1. Oiii, Thai, tudo bem?
    Que bacana essa sua postagem, gostei muito de saber e com toda certeza vou tirar um tempinho do dia para fazer algum cursinho desses, principalmente o da coursera.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Caramba, que demais essa postagem! Esses dias mesmo eu estava procurando cursos online e gratuitos, mas não achei nenhum que me interessasse muito. Muito obrigada!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oiii!

    Bacana que a Ana Paula tá usando sua influencia para algo bacana! É sempre bom ajudar o proximo, ainda mais depois dessa tragédia criminosa em Brumadinho.
    Sobre o curso, não curti nenhum não, mas vou repassar as dicas..

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie, achei muito bacana você mencionar Brumadinho antes de tudo, com os pontos de arrecadação e tal, é interessante usarmos a nossa plataforma para ajudar os outros também. Sobre os cursos, confesso que não tenho tempo pra nada, mas já salvei as plataformas aqui pra futuramente dar uma chance, assim que abrir uma brechinha no meu dia a dia.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Parabéns pela iniciativa do post!
    Anotei as dicas das plataformas de cursos, e acho super interessante. Atualmente estou fazendo um de mediador de leitura, na plataforma da fundação Demócrito Rocha. Dá uma olhada depois.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pela iniciativa de incluir no post as informações dos pontos de arrecadação para ajuda em Brumadinho. Depois dessa tragédia que aconteceu, com certeza as pessoas de lá vão precisar de muita ajuda.
    Sobre os cursos, eu só conhecia o Cursera. No entanto, confesso que nunca tive paciência/disciplina para cursos online e, por isso, vou passar a dica desta vez. Mas com certeza são ótimas para quem está procurando essas ferramentas de estudo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Lamentável o que aconteceu em Brumadinho mesmo, uma situação muito triste, espero que a justiça seja feita dessa vez.
    Sobre os cursos online, eu gostei bastante das suas indicações, muitos eu ainda não conhecia e fiquei bem curiosa, por isso vou pesquisar mais sobre.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. eu amo cursos online, sempre faço um ou outro e indico o UNA/sus que é do âmbito da saúde.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essas plataformas, mas já salvei aqui para conhecer melhor. É sempre importante estarmos exercitando conhecimentos e aprendendo coisas novas, esses cursos são uma oportunidade maravilhosa.

    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu não conhecia nenhum dos que você indicou e achei as dicas ótimas, vou dar uma olhada com calma em cada um deles porque é sempre bom estudar

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    O que aconteceu em Brumadinho é lamentável, imagino a dor de cada familiar que perdeu alguém. Para nós de longe já é bastante frustrante. Espero muito que isso não aconteça mais.
    Sobre os cursos, gosto muito de cursos onlines e por esse motivo adorei conhecer essas plataformas. As que você citou não tinha conhecimento delas.
    Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.