Resenha - A Menina que Roubava Livros
Maratonas #EuSouDoideira e #EuLeioNacionais
Autor: Markus Zusak
Gênero: Romance, Ficção, Ficção histórica, Ficção juvenil
Editora: Intrínseca
Um dos diferenciais, sem dúvida, é que a história não é contada pela protagonista, e sim pela morte. Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve.
É o primeiro livro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade."Dizem que a guerra é a melhor amiga da morte, mas devo oferecer-lhe um ponto de vista diferente a esse respeito. Para mim, a guerra é como aquele novo chefe que espera o impossível. Olha por cima do ombro da gente e repete sem parar a mesma coisa: 'Apronte logo isso, apronte logo isso.' E aí a gente aumenta o trabalho. Faz o que tem que ser feito. Mas o chefe não agradece. Pede mais."
A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.
Devo confessar que no início da leitura eu tive que parar várias vezes. Achei a história interessante logo do começo, mas cansativa. Eu levei boas semanas lendo e largando ele antes de pegar firme, mas a partir da página 100 viciei. Foi uma experiência diferente ler sobre a guerra do "ponto de vista" alemão. E me emocionei muito com o judeu que aparece na história.
Recomendo bastante paciência no início e boa leitura. Esse é o típico livro que todos deveriam ler.
Como a maratona #EuSouDoideira pede uma trilha sonora pra resenha do livro escolhido, essa é a minha
15 Comentários
Já ouvi falar q a historia é legal, mas cansativa. Ai morria de vontade de ler, porem da uma preguicinha haha. Gostei da resenha :3http://luludeluxemburgo.blogspot.com.br/
ResponderExcluirDa preguiça mesmo, mas leia sim. Super recomendo
ExcluirNossa, agora me deu vontade de ler ele! Vou colocar na lista!
ResponderExcluirColoca sim, o livro é muito bom. Abraços
ExcluirGostei do nome " filha de Hermes " kkk
ResponderExcluireu estava querendo ler o livro só que eu não sabia do que se tratava eu acho que vou ler..
Entendeu ne kkkk semideusa aqui o/.
ExcluirLeia, é bem interessante. No começo a leitura é um tanto quanto tediosa, mas depois melhora e muito.
Abraços
Este livro é liiiiiiiiiindo! Preguiça?Por favor gente, é super envolvente e chorei muito!! Lindo. Não vi o filme, fiquei receosa de não gostar.bjoo
ResponderExcluirEsse foi um dos primeiros livros que eu li é um dos meus preferidos *-*
ResponderExcluirEsse livro é a coisa mais linda que o Markus Zusak fez na vida dele kkkk <3
ResponderExcluirwww.eduardalins.com
Moça não é MENINA que roubava livros? Oo
ResponderExcluirObrigado por avisar, nem tinha percebido... Arrumei
ExcluirJá li esse livro, muito bom!! Lindo, poético!!
ResponderExcluirO livro é muito bom, lindo *-*
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro *U*
ResponderExcluirMinha filha mais velha leu este livro e adorou! Sua resenha ficou muito boa. Parabéns pelo post e pelo blog.
ResponderExcluirO que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.