Dia do Leitor - Um Remédio Chamado Ler

Um Remédio Chamado Ler

Um cantinho legal na internet

7 de jan de 2019

Dia do Leitor

Hoje, 07/01, é celebrado o dia do leitor, uma data especial para todos aqueles que são apaixonados pela leitura. Este dia foi criado em homenagem à fundação do jornal cearense “O Povo”, em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha. As obras de Demócrito Rocha são de grande importância para a cultural regional. O autor pertenceu à Academia Cearense de Letras, enquanto era vivo. No jornal, ficou conhecido por combater a corrupção e divulgar fatos políticos.

Ninguém nasce um leitor. Me lembro de quando era criança e não sabia ler, da agonia que me dava por só conseguir fazer rabiscos e não dar conta de escrever. De não entender o que aquelas letrinhas juntas significavam. E isso me faz pensar em tantos adultos que, infelizmente, não tiveram a chance de aprender a ler. O que é uma pena, eu realmente espero um dia fazer parte de algum projeto e investir nisso, a alfabetização. Não importa se a pessoa tem 5 anos, 30 ou 70, nunca é tarde demais para aprender a ler.

Resultado de imagem para leitores

E mais do que saber ler, é importante ter esse hábito e isso não costuma surgir do dia para a noite. Eu tive sorte de ter tido incentivo desde pequena, começando em casa. Minha mãe comprava livros infantis, lia histórias, e falava sobre a bíblia. Na escola, me lembro de na 2ª série, antes de cada aula, a professora lia um capítulo sobre um livro de passarinhos. Depois, éramos incentivados a pegar algum livrinho na biblioteca toda semana. Comecei com histórias em quadrinhos e livros curtos, de no máximo 30 páginas e ilustrados. Avancei para livros maiores, de 80 a 120 páginas. Na 7ª série eu já lia séries inteiras, como As Crônicas de Nárnia, Harry Potter, Senhor dos Anéis, Percy Jackson, etc.

Hoje, apesar de meu gênero favorito ser fantasia e aventura, sou apaixonada em romances. E cada pessoa tem seus gostos, o tipo de leitura que lhe agrada mais. Tem gente que nem gosta de livros de ficção, mas ama ler notícias, artigos, obras sobre administração, direito, etc.

Não importa, o importante é ler. Se informar mais, se aventurar mais. E eu sei que tem muita gente que diz que odeia ler, e eu lamento por elas. Por não saberem como é tão incrível a sensação de ler uma história que você está gostando, o êxtase de chegar no final da leitura e falar: poxa, não é que esse livro é realmente bom?

Resultado de imagem para leitores


Não importa se você é um leitor preguiçoso e que demora a ler, ou do tipo que vai abandonando vários pelo caminho. Que começa uma trilogia ou saga e está a anos se arrastando para terminar. Se lê descontroladamente, se compra mais livros do que é capaz de ler, não importa: o que importa é que hoje é o seu dia.

Feliz dia do leitor a todos vocês, e que diante dessa crise que estamos vivendo no país no mercado editorial, a gente consiga enxergar a luz no final do túnel.

Resultado de imagem para leitores gif

4 comentários:

  1. Feliz dia do leitor :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Feliz dia do leitor pra nós! Eu vou contar um fato aqui, eu sou blogueira literaria também e no dia do leitor eu acordei com a casa cheia de post it que minha mulher colou por ai com frases que eu vivo falando, eu ri muito!
    Amei esse post, feliz dia nosso!

    ResponderExcluir
  3. Feliz dia do leitor atrasado. ❤️
    Ler é mágico, nos transporta para lugares incríveis e nos faz esquecer por alguns minutos o que estamos passando.
    Como você disse não importa se não conseguimos ler um livro tão rápido quanto outras pessoas, cada um tem seu tempo e o que importa é ler e se divertir.
    Amei seu post, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi hai, sua linda, tudo bem?
    Feliz dia do leitor para você também. Não conhecia a história que estava por trás desse dia. Achei linda a postagem que você fez. Gostaria que mais pessoas lessem, não importa o assunto, faz muita diferença. Eu amo ler e estou sempre tentando convencer os outros, risos..
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.