Siga @katherslynne

16 de ago de 2018

O nada romântico romance policial de Edgar Allan Poe


O nada romântico romance policial de Edgar Allan Poe

Hello darkness my old friends,
Como sempre eu tenho dificuldades para encontrar um início... Eu estava hoje com um sentimento muito grande de nostalgia então, pensei que poderia usar essa boa sensação para escrever algo. Sabe aquela nostalgia quando o inverno chega você entra na biblioteca da escola e encontra um grande livro verde. Você fica no frio com uma xícara de café deitado na cama ou sentado na sala lendo, lendo, lendo... o final de semana inteiro. É maravilhoso, foi maravilhoso! Foi quando eu descobri que a literatura mudaria minha vida para sempre.



As aventuras de Sherlock Holmes, eu poderia ficar aqui por parágrafos e parágrafos falando sobre a obra e o porquê dela ter sido tão importante para mim, mas o foco hoje é outro. Vamos voltar um pouco no tempo e falar sobre um dos contos de Edgar Allan Poe o pica das galáxias mestre do terror. Afinal, como é de conhecimento publico, o gênero do Romance Policial começou com ele e seu detetive Dupin. Em termos gerais, os contos de Poe são alucinante, carregado de negatividade em seu terror ele consegue de uma maneira singular deixar o leitor com uma sensação de estranhamento, as vezes até desconfiado de todos ao redor. Eu na recomento à crianças, a não ser que ela queira. 

Mas... Um conto em particular chama muita a atenção, particularmente eu o considero uma das narrativas mais leve do autor onde ele deixa, inicialmente, a sensação de estranhamento do leitor para/com os acontecimentos cotidianos e parte para o mistério. Em os assassinatos da Rua Morgue um narrador desconhecido e seu amigo detetive Dupin investigam dois assassinatos que acontecem na França. A trama, que inicialmente traz questões filosóficas aparenta uma história entediante confesso que mais uma vez eu quase dormia antes da melhor parte,  entretanto, quando o assassinato é posto e a investigação começa cada pagina torna-se mais empolgante. O fator principal do criminoso falar um língua que ninguém na vizinhança reconhecia é o que nos deixa mais instigado, sabemos que tinha alguém no apartamento das mulheres assassinadas, sabemos que nenhum tesouro havia sido roubado, e sabíamos que o assassino não falava nenhuma das 7 línguas mais conhecidas da época. Sabíamos tudo sobre o assassinato, mas continuávamos incapazes de identificar o malfeitor. Enquanto sabíamos que o detetive conseguiu com muita facilidade.

O sentimento de fracasso e de curiosidade que acompanha a leitura de gêneros do Romance Policial um dos meus preferidos, isso e as perspectivas que ele atribui para os acontecimentos cotidianos ligados a criminalidade.  Ao final da investigação Poe nos impressiona ao apresentar os fatos e o inimaginável criminoso. O conto Os assassinatos da Rua Morgue é uma narrativa rápida, instigante, prazerosa eu poderia usar mais outros tantos adjetivos que nos prende do meio até o final é, o começo é meio sonolento.

Eu sempre tenho uma dificuldade maior em ser sucinto do que em encontrar uma forma de iniciar a escrita, mas espero que vocês tenham gostado. Ao final da nossa terceira conversa farei o sorteio de um livro, pelo blog ou facebook...



Câmbio, SK desliga!


3 comentários:

  1. Parabéns pelo post.
    Gostaria de sugerir um tema para seu próximo post, é sobre esta imagem: Altruismo.png
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Apesar de eu gostar muito de filosofia, meus pensamentos muitas vezes são um pouco fora do comum...
      Eu prefiro ficar na literatura, porque ela me deixa muito feliz, mesmo assim tirarei um tempinho para falar sobre isso.
      So por curiosidade, você gostaria que o próximo post do blog fosse sobre esta imagem ou que eu em particular falasse sobre isso?

      ~ SK

      Excluir
  2. Não é um romance, é um conto.

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.