Blogueiras que são um porre - Um Remédio Chamado Ler

Um Remédio Chamado Ler

Um cantinho legal na internet

10 de ago de 2018

Blogueiras que são um porre

Esse post de hoje é um desabafo, e o que vou contar são as minhas impressões e opinião a respeito de certos tipos de blogueiras. Sinta-se à vontade para discordar, para mostrar outros pontos de vista ou também trazer alguns relatos.

Resultado de imagem para gifs deboche


Ser blogueira é uma coisa única. Você posta e fala sobre assuntos do seu interesse e que seu público acompanha. Claro que o termo "blogueira" abrange muito mais do que um blog: somos criadoras de conteúdo. Estamos no blog, mas também no facebook em páginas e grupos, no twitter, instagram, youtube, etc.

Acho maravilhoso quando sou reconhecida por isso, sabe? Quero crescer cada vez mais, em questão de conteúdo, qualidade, seguidores. E continuar sendo convidada para os eventos, seja como imprensa ou como influenciadora digital.

Eu sei que, apesar de todas as conquistas, ainda tenho muito a percorrer, e perto de algumas blogueiras que possuem milhões de seguidores, quem sou eu?

Mas tem uma coisa que realmente tem me irritado na blogosfera, algo que acaba manchando a imagem do restante: blogueiras esnobes. Aquelas que, na frente das câmeras, é tudo sorriso, porém nos bastidores são um porre.

Imagem relacionada

Vou dar um exemplo de como a situação funciona. Eu tive o prazer de ir para a BGS - Brasil Game Show - nos últimos dois anos, e conheci youtubers, criadores de conteúdo, pessoas que são blogueiros e afins e que estavam ali a trabalho, assim como eu, mas também para se divertir. Conheci pessoas incríveis, a quem tenho prazer de chamar de amigos, e que se ajudam. Trocam dicas, conselhos, divulgação. Nos esbarramos na sala de imprensa, contamos histórias, damos risada.

Na Bienal do Livro de SP, a qual também fui convidada nos últimos anos para participar, também conheci muita gente. Na sala de imprensa, vemos jornalistas, blogueiros, autores, todos dividindo o mesmo espaço e trocando figurinhas. Contamos histórias, experiências, e respeitamos o trabalho que cada um desempenha, mesmo que seja algo da qual não gostamos ou concordamos.

Na Influbeauty, evento realizado pela Muriel Cosméticos, temos as influenciadoras do público feminino. Moda, cabelo, comportamento, etc. É aqui onde encontramos o maior câncer. Não estou querendo generalizar, ok? Me refiro ao segmento, público. Não são todas, o evento é magnífico, os organizadores sempre de parabéns pelo evento e prestígio, eu mesma fui convidada e achei mara. Mas tem umas blogueiras que ali estavam que se acham demais.

A falta de respeito começa quando um diretor da Muriel Cosméticos está falando e pedindo a atenção de todas para alguns anúncios, quase implorando para ser ouvido naquele momento, e o que muitas estão fazendo? Conversando, rindo, tirando fotos, falando de assuntos aleatórios. Nada contra, mas tem momentos pra isso. Só que algumas ali olhavam com cara de deboche e superioridade até para com os garçons. Tipo assim, qual a necessidade disso?

E não falo só desse evento, me refiro a outros. Blogueiras gritando com atendente, esnobando os funcionários, dizendo ao recepcionista "eu não sou obrigada a pegar fila, anda logo, eu tenho VÁÁÁÁRIOS seguidores, sou importante, ANDAAA!"

O engraçado é que se a pessoa tivesse milhões de seguidores, ainda assim seria injustificado, mas você pensaria, "poxa, a fama subiu a cabeça". Só que algumas nem são tão famosas assim, o que justifica esse comportamento?

Resultado de imagem para gifs deboche

Conversando com alguns organizadores de eventos, eles dizem que não suportam mais blogueiros porque eles são chatos, superficiais, mimados, parecem crianças birrentas no celular, e agem como se fossem estrelas e que todos devem admirá-los e obedecer suas regras.

Então eu convenço eles de que isso não é verdade, tem blogueiros maravilhosos por aí e que são humildes, isso é muita generalização. Então eu ouço uma funcionária de uma agência voltada a blogueiros dizer o seguinte: "eu odeio trabalhar com blogueiros. Eles falam comigo como se eu fosse menos do que eles. Não suporto mais".

E o pior é que até eu que sou blogueira já presenciei cenas assim, como negar? Hoje mesmo, mandei uma mensagem a uma blogueira perguntando sobre um evento, pois eu havia visto que ela já tinha ido e queria saber como chegar ao local, pois no google maps não aparecia resultados de ônibus próximos. A resposta dela? "Existe um aplicativo chamado google maps, acho que você deveria usar", no maior tom de deboche. O que custava a pessoa, que já foi até o local, dizer como fez para chegar lá? É uma arrogância, sabe?

Ainda bem que grande parte dos blogueiros que conheço são pessoas ótimas, que se ajudam, e que não agem assim. Como eu disse, não são todos, mas esses poucos mancham o restante de nós de uma forma... Faz com que outras pessoas achem que somos todos assim.

Espero crescer sim, chegar a quem sabe milhões de seguidores, mas espero sinceramente jamais ser assim. Não importa se é um faxineiro, um garçom, é indiferente: ninguém deveria achar que é superior a outra pessoa. Seja pela cor da pele, pelo status, dinheiro e principalmente pelos seguidores.

E um recado aí a quem tem esse tipo de comportamento: menos, ta. Claro que as empresas estão interessadas em nós, blogueiros, e que influenciadores, como o próprio nome diz, tem prestígio por ter essa capacidade de influenciar muita gente, mas deem valor a esse prestígio.

Resultado de imagem para pronto falei

3 comentários:

  1. Eu simplesmente AMEI SUA POSTAGEM.
    Falou tudo que também está entalado aqui na minha garganta.
    Amanhã vou pro evento da Muriel e sai pedindo ajuda pra muitas, mas muitas pessoas e NENHUMA "blogueira" me ajudou.
    Me entristece ver essas pessoas com tanta arrogância na vida.
    Parabéns pelas palavras sinceras <3
    Passei a te admirar!

    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  2. Pois é, menina kkkk
    Eu pedi tanto ajuda, se eu tivesse visto seu comentário no dia teria tentado te encontrar kkkk
    Mas tem pessoas boas sim, inclusive foi graças a um grupo de blogueiras que consegui me localizar.
    Quanta a essas aí que não são capazes nem de ajudar a colega a encontrar o local do evento (ta certo que não tem obrigação mas mano, se você sabe, o que custa falar?), sinto é pena mesmo.

    Beijoooooos e obrigada pelo comentário <3

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei seu post. Concordo muito com você. Bjs

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.