Resenha: Vintém de Cobre: Meias confissões - Cora Coralina. - Um Remédio Chamado Ler

Um Remédio Chamado Ler

Um cantinho legal na internet

25 de mai de 2018

Resenha: Vintém de Cobre: Meias confissões - Cora Coralina.

Editora: UFG Páginas: 213

Esse ano li em torno de 30 livros e o único de poemas que me atrevi a ler foi o da Cora Coralina. 

Não sou grande fã de poemas (apesar de ter alguns livros da Hilda Hilst, que estou doido para ler), mas enfim, este livro eu AMEI. Talvez por ser algo autobiográfico e simples. Inclusive favoritei Vintém de Cobre na minha estante do Skoob.

A escrita da Cora Coralina, a princípio pode parecer primária e pedestre, mas é um texto cheio de nuances, sabedorias e emoções que só uma verdadeira poeta conseguiria imprimir em seus textos.

Vintém de Cobre é recheado das memórias da infância de Cora, uma infância pobre e sem autoestima. Quando criança, Ana (nome verdadeiro da autora), sofria as restrições impostas pelo sertão de Goiás, numa fazenda pequena, com uma mãe que adoecera logo após o parto de Ana. E órfã de um pai morto ainda quando Ana era criança.

Ao longo do livro, é notável que Ana (ou Cora) se considere uma pessoa aquém da sociedade, sem talento para escrita e sem beleza. O próprio título do livro sugere isso, quando a autora reduz as memórias de uma mulher batalhadora e forte, a reles vinténs de cobre. 

Mas além das memórias de uma infância triste, o livro ainda contém vários ditos de sabedorias, e verdadeiros estudos de antropologia, da mesma forma que ela separa os homens em três elementos: Vinho, Vinagre e Água, ela faz um estudo perspicaz sobre o ditado "Não de o peixe, ensine a pescar" e uma análise sobre o homem da roça e também, sobre as coisas boas do campo. Se a pessoa tem uma memória afetiva com o campo, como eu, vai se emocionar com os escritos dessa doceira de mão cheia e poetisa de coração cheio. 

Não sei muito bem fazer resenha, quem dirá, de um livro de poemas hahaha. Mas super recomendo o livro que acalantou muito meu coração e me deixou triste em alguns momentos também haha

2 comentários:

  1. Olá!
    Gostei muito do teu blog e já o segui, quero convidar-te a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Marquinhos, suas resenhas são ótimas. Você só lê livros bons....

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.