Como vender e comprar livros pela internet - Um Remédio Chamado Ler

Um Remédio Chamado Ler

Um cantinho legal na internet

29 de jan de 2018

Como vender e comprar livros pela internet

Sempre tive um sonho: o de ter uma biblioteca enorme cheia de livros. Mas livros eram caros pra mim, então a cada um que eu recebia, guardava com amor. Fui crescendo, juntando alguns, até ter algumas dezenas de livros e fazendo minha coleção. Só que chega um momento em que você precisa de dinheiro, não está com muito tempo ou disposição para ler aqueles livros e vem a ideia de vendê-los.

Não é fácil, até alguns anos atrás eu JAMAIS faria isso, não tinha coragem. Só que o bolso aperta, e decidi pegar alguns que eu nem lia mesmo, estava lá só mofando na estante, fiz até post aqui no blog sobre isso:



Minha maior dificuldade foi que 1: eu não queria me desfazer dos livros e 2: não sabia como vender. Passou-se alguns meses, procurei me empenhar mais e fui aprendendo, já vendi alguns livros e foi ficando tranquilo.



O face é uma excelente ferramenta, tanto para comprar como para vender. Grupos voltados a literatura são ótimos porque ali tem muito leitor, ou seja, muitos potenciais compradores. Tem grupos específicos pra isso, pra venda mesmo, e recomendo tirar uma foto de cada livro e uma foto com todos s livros juntos, pois isso chama maior atenção.

De preferência, faça uma breve descrição de cada livro, diga como está o estado do livro, se é novo, seminovo, se já viu dias melhores: não adianta vender um livro falando que ele está em ótimas condições e enviar só a carcaça, ninguém gosta de ser feito de idiota.

Os preços precisam estar em conta: se você vende no mesmo preço que a loja que tem um novinho, por que vão querer comprar de você? 

O frete fica por conta de quem compra o livro, e isso tem que ficar claro: ele vai pagar o valor do livro e o envio. 


Imagem relacionada

Dependendo do livro, vale a pena enviar pelo Registro Módico, que é um serviço disponibilizado pelos Correios que possibilita o envio exclusivamente de livros e materiais didáticos por um preço bastante econômico. Dependendo do peso do livro, poderia custar R$ 8,00 independente da distância pra qual vai enviar. O problema é que essa modalidade seria tipo, enviar por papel pardo, o que poderia fazer com que o livro chegasse amassado ao seu destino: só use se for enviar poucos livros e envolva eles com plástico bolha.

Outra forma de entrega é combinar com a pessoa de se encontrarem em alguma estação de trem e metrô, um terminal de ônibus, etc, algum lugar movimentado: isso acontece quando moram na mesma cidade.

Vou deixar pra vocês alguns links de grupos:


E queria convidar todo mundo pra assinar a revista Jovem Geek: uma revista online e gratuita voltada ao público nerd que fala sobre livros, séries, filmes, animes, etc.

10 comentários:

  1. Seu post está ótimo, super bem explicadinho mesmo.
    Essas dicas são super válidas e não somente com livro. ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Suas dicas bastante preciosas pra quem está pretendendo comprar ou vender livros pela internet. Realmente o face é uma excelente ferramenta pra fazer essas coisas, os grupos são de uma grande ajuda. As suas informações vai ajudar muito, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho o face uma excelente ferramenta tbm para comprar/ vender livros dentre outros. Gostei de suas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana a sua dica, vou indicar para as minhas amigas.
    big beijos

    ResponderExcluir
  5. Dicas ótimas e muito úteis para quem está pensando em vender ou comprar livros pela net.

    ResponderExcluir
  6. Cara assim como eu e difícil vender um livro..nossa não consigo,minha estante esta cheia..já li todos,mas não consigo me desapegar!!vc e corajosa!!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    ler é bom demais adoro ler se pudesse trabalhava em uma biblioteca.
    Excelentes dicas , sabe que acho bem caro para despachar livros pelo correio, isso dificulta muito .
    Grande abraço otima semana.
    isabel
    http://www.maisqueumaviajante.com.br

    ResponderExcluir
  8. oi!
    Eu amo ler e sempre compro livros pela internet, adorei sua dica ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Não consigo me desfazer de livros, me apego mesmo, mas uma vez vendi 1 livro que tinha ganhado e não gostei. Vendi pelo Enjoei e já comprei livros pelo face também. Parabéns pelo post. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, como vai? Eu gostei bastante das dicas
    Achei super intersante pois nao sabia como vender livros

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.