Siga @katherslynne

18 de dez de 2017

Fui de imprensa no... Ressaca Friends

Uma coisa que tem acontecido esse ano é que consegui ir como imprensa em vários eventos e eventos grandes, como a BGS [Brasil Game Show], a CCXP [Comic Con Experience] e recentemente o Ressaca Friends, festival de anime. Tanto que estou inaugurando a nova coluna do blog, o Fui de Imprensa, até porque ela meio que já existe ne. Mas vamos tornar oficial.

Nesse post, vou falar um pouquinho mais sobre como ir de imprensa nos eventos, como é ser de imprensa e como foi essa edição do Ressaca Friends.



O Ressaca, pra quem não sabe, é o último grande evento de anime e acontece em São Paulo, esse ano tendo sido nos dias 16 e 17 desse mês de dezembro. Eu fiquei sabendo dele quando o site ainda estava fora do ar, porque pelo que me contaram, estava em reforma e que possuia novos donos: sabe a galera que organiza o Anime Friends? Então, agora eles também estão com o Ressaca. E gerou uma surpresa por parte de alguns, porque anunciaram que o Ressaca seria no ANhembi e pra quem não sabe, o Anhembi é onde ocorre a Bienal do Livro aqui de SP, é enorme, e o público do Ressaca não é tão grande assim.

Quando o site finalmente entrou no ar, fiquei muito feliz porque um amigo meu, que conheci na BGS, era uma das atrações: ele se apresentou no auditório junto com algumas meninas que trabalham com ele no canal dele, o Mundo Geek Sem Sentido, no quadro Papo Nerd com Elas. Vai lendo o post que já falo mais sobre isso.

Resultado de imagem para gif lendo

Aí tinha a parte de IMPRENSA e as inscrições estavam abertas: fui lá e me inscrevi, morrendo de medo de  não passar, mas depois de algumas semanas consegui. O problema foi que inscrevi minha irmã e  ela não passava de jeito nenhum. Ela é menor de idade, mas inscrevi outra menina que é de maior e trabalha comigo na Revista Jovem Geek e nada também. Fui sozinha, mas topei muita gente.

Eu tinha combinado de me encontrar com o Taz, do Action Toy, lá na estação do Tieté, que tinha ônibus gratuito para o evento lá, mas a gente acabou não se encontrando. Mas logo na fila já conheci a maior galera, o Luigi, que tem um canal chamado Luigi Alquimista e se vestiu de Luigi [óbvio], Weslei de Sousa que me emprestou wi-fi, do Anexo Geek.

Passamos pela área de credenciamento, onde tiramos nossas credenciais, e fomos direto para o auditório, pois estava rolando coletiva de imprensa e só a gente da imprensa poderia entrar.

Lá estavam as atrações internacionais do evento, tais como Prit e Lohgann, do canal Japão Nosso de Cada Dia, brasileiros que moram no Japão a mais de 10 anos, o WALTER JONES, 1º power ranger preto que foi é preto e foi de camiseta preta (palavras dele, não minhas), a MAI HOSHIMURA, cantora e o trio SNOWKEL

Imagem relacionada

O legal foi que as entrevistas misturavam português, japonês e inglês, e foi minha primeira experiência assim, com intérpretes traduzindo tudo ali na hora. Minha única crítica foi com relação ao palco principal, que ficava rolando música ali, e o palco era EM FRENTE o auditório. Consegue imaginar a merda? Sons altíssimos, parecia qe quanto mais alto os artistas falavam, mais alto ficava o som lá no palco, e foi só piorando: quando chegou o Raul, com o Papo Nerd com Elas, dava problemas de curto-circuito. E o som no palco estava maaaais alto ainda, e por mais que as meninas tenham falado de um assunto tão interessante, o empoderamento feminino na cultura geek e as dificuldades que ainda encontram, como no mundo gamer, infelizmente esse som atrapalhou e muito. Foi uma falha grotesca da produção, que gerou muitos descontentamentos.

Além do som, que estava muito alto em outros lugares, outro problema foi a temperatura: estava muuuito abafado no evento, no dia em que eu fui. E me falaram que para ver o Wendel Bezerra, dublador do Goku foi um inferno: era fila por ordem de chegada e nem o pessoal da imprensa soube disso, o que fez com que muitos profissionais da área ficassem de fora, já que não houve coletiva de imprensa com ele. Lotou o auditório, muita gente ficou de fora. O cara simplesmente faz uma das melhores vozes que no mundo dos animes, eu tive o prazer de ouvi-lo na BGS de 2016 e é incrível ouvir ele falando.

Resultado de imagem para wendel bezerra

É claro que não só de falhas foi o evento: pessoal da assessoria do evento, a Madison Vision foi super  prestativa, haviam estandes muito legais, como a de Kpop, que era tipo uma sala com uns produtos kpops sendo vendidos de um lado, uma televisão transmitindo videoclipes sul-coreanos e uma galera sentada ao redor, assistindo, e a todo instante alguém levantava pra ir dançar. E fiquei impressionada, porque na televisão não passava coreografia, era clipe mesmo, mas parecia que todo mundo ali sabia dançar. Até eu parei pra sentar um pouco ali e assistir, deu vontade de saber dançar também.

No palco principal tocava ora rock, que fazia geral pular e cantar ao som de Nirvana, Guns e Roses, Foo Fighter e muitos outros, como temas de animes, e cara, toda vez que tocava qualquer coisa de Dragon Ball, era aquele tanto de voz, todos juntos cantando, isso foi uma das coisas mais emocionantes do evento pra mim e vai ficar no meu coração.

Tinha muitos, muuitos cosplayers, e várias pessoas circulando com plaquinhas, do tipo "ganhe m abraço grátis" ou "quem é melhor, Dragon Ball ou Naruto?", onde você pegava uma caneta e marcava uma opção. Fiz vários desses e cada plaquinha custava uns 10 reais, mas ali era uma boa forma de fazer amizade, porque vinha um monte de gente responder.

A sala de imprensa achei meio afastado do evento, talvez tenham feito isso pra gente não ser atrapalhado pelo barulho. Reencontrei pessoas de outros eventos, fiz novas amizades. A sala serve pra descansar, tomar uma água ou suco que disponibilizam, tem wi-fi e carregador pra gente trabalhar, e claro, fazer amizades. A gente ri, se diverte, discute várias coisas, é maravilhoso. Com certeza, o ano que vem, gostaria de voltar ali.

Resultado de imagem para ressaca friends

10 comentários:

  1. Nossa que legal, deve ser muito massa mesmo entrar nesses eventos como imprensa ainda mais em eventos tão grandes como esses.
    Beijos, sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou mentir, é maravilhoso sim haha só a Comic Con que eu queria ter aproveitado mais, mas tudo bem

      Excluir
  2. Muito legal! Parabens!, continue assim, quem sabe ano que vem nos vemos na BGS ou na CCXP

    ResponderExcluir
  3. SP acontece tudo, aqui em brasilia nem tento pq os eventos são minúsculos
    parabéns e que no proximo ano vc consiga mais ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tenta sim. mesmo que sejam pequenos, é bom porque você acaba divulgando seu blog, e quem sabe um dia você não vem para os eventos de SP?
      Beijos e obrigada

      Excluir
  4. oi!
    Que legal :D parabéns. Eu adoraria ir no Ressaca ;) deve ser maravilhoso.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Deve ter sido bem legal, uma experiência incrível!

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom?
    Amei seu post, eu amaria ser imprensa como vc também kkkk E adorei a foto do Harry Styles no post, de estilo para ele kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post, esses eventos são mt legais mesmo.

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.