Siga @katherslynne

22 de nov de 2017

Qual plataforma uso para o meu blog?

Depois de ter decidido qual será o assunto principal do seu blog e o nome dele, vem outra questão: qual plataforma usar? Existem várias plataformas pra você que está começando no mundo da blogosfera ou que pensa em criar outro blog,  mas aqui vou falar um pouco mais apenas das duas mais usadas: o wordpress e o blogspot.





WordPress é uma plataforma muito popular. É mais usada por quem entende de códigos html, etc, quem tem um conhecimento pelo menos básico de edição, porque se você não souber nada sobre isso, vai sentir dificuldades ali. Quem geralmente usa são profissionais, e quando pensei em criar blogs, isso a anos atrás, até tentei criar um ali, mas por conta das dificuldades que encontrei, acabei desistindo.

Hoje eu tenho um conhecimento mais avançado na plataforma, fiz curso no Senac dela e hoje trabalho com criação de sites e uso muito, principalmente por conta dos plugins. Sério, dá pra fazer muita coisa ali, mas pra blog, até hoje não penso em usar ela não. Wordpress tem muitas opções para personalização, os plugins que são quase que infinitos, o SEO dele é ótimo. Só que o custo é bem maior, dependendo de como você for usar, terá que pagar hospedagem, e detesto seguir blogs do wordpress porque parece uma newsletter, só vai acompanhar o blog se colocar seu email. Gente, eu sigo mais de 900 blogs, imagina chegar notificação no email a cada vez que um deles for atualizado? Prefiro seguir mesmo pela lista do blogger, porque quando eu quiser ver as atualizações, é só entrar por aqui.




Blogspot é a minha plataforma preferida, e é a que eu uso. Prefiro ela porque posso personalizar meu blog da forma que eu quiser, mesmo tendo bem mais limitações do que o Wordpress. São vários os tutoriais que você encontra na internet, tem muitos temas prontos, então pra quem é iniciante e não entende nada de HTML, css e outras linguagens, a plataforma é ótima.

Não precisa pagar pela hospedagem, ela é gratuita, mas se você quiser comprar um domínio e ficar com seusite.com.br precisa pagar anualmente, mas fica em torno de uns R$40,00 por ano, então vale a pena.

O problema é que pra SEO ela não é das melhores. O google gosta de quem paga para aparecer nas buscas, e por isso acaba dando preferência a outras plataformas, mas não tem como fugir disso.

Tem várias outras, como o Wembly, que é uma boa plataforma, apesar de ser simplesinha. Já criei um site ali e foi fácil mexer, só achei limitada as opções. O que eu fiz foi uma lojinha virtual do Beco Diagonal, na época em que eu tinha RPG de Hogwarts, e se quiserem dar uma olhadinha, pra ver mais ou menos como funciona a plataforma, clique Aqui. Tem várias opções de layout, só não tem muitas opções para personalizar.

Esses são apenas alguns exemplos e como disse anteriormente, existem várias plataformas gratuitas. Pretendo vir com mais dicas e tutoriais, explicar melhor sobre essas duas plataformas, e espero que tenham gostado desse pequeno post, e queria saber uma coisa. Como vocês escolheram a plataforma que usam? Não deixem de comentar, suas respostas são importantes para esse diário. Beijos e até a próxima.

2 comentários:

  1. Oiii Thai, tudo bem??

    Eu não me acostumei com wordpress... tentei mas achei muito confuso, prefiro continuar com o bom e velho blogspot. :)

    ResponderExcluir
  2. Desde que eu criei o blog eu uso apenas o Blogspot, mas antes disso eu fiquei bastante em duvida entre ele e o WordPress. Gostei bastante do seu post, ele é esclarecedor para quem está pensando em criar um blog e está em duvida entre os dois.

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.