Siga @katherslynne

6 de nov de 2017

Como blogueira, eu digo a experiência que NÃO deu certo

Pra quem não sabe, eu curso Administração de Empresas na faculdade e além dela, tenho aulas de website -construção, reconstrução e manutenção de blogs e sites - e estudo online, me interesso bastante para saber cada vez mais sobre blogs e redes sociais.

Tenho uma aula maravilhosa de Mídias Digitais uma vez por semana, e o que aprendo ali não tem preço. São dicas atrás de dicas, conselhos, métodos, me fez ter uma visão totalmente diferente do que eu tinha a respeito de blogar. E meu professor é sensacional, ele tem a própria empresa de Mídias Digitais e trouxe nós, alunos, cases reais que ele mesmo vivenciou com clientes, o que faz com que as informações transmitidas tenham ainda mais autenticidade.

No entanto, uma coisa que ele falou me surpreendeu e chamou atenção. Da sala, até onde eu sei, sou a única blogueira, então volta e meia ele me usa como exemplo e me lança desafios. Ele perguntou com que frequência eu postava, e fiquei até meio receosa de responder, pois fazia quase um mês que não atualizava o blog. Ele me questionou sobre qual a frequência com que eu achava que deveria postar, e respondi que de 2 a 3 posts por semana seria o ideal, apesar de não conseguir postar nem 1. Sabe o que ele respondeu?

Sabe o que ele disse?

Um blog deveria ser atualizado umas 4 vezes por dia
Resultado de imagem para gifs gretchen 

Cara,
vocês
não
tem
NOÇÃO
do
que
senti
ouvindo
isso.


Me senti a pior dos seres humanos, o lixo da face da terra, uma blogueirazinha de nada. 1 post por dia já seria difícil, 4? E ele explicou que essa quantidade de posts faz com que seu site suba nos rankings do google, que muitas empresas usam isso como estratégia, etc.

Pois bem, ME FODI pra tentar fazer isso. Nem tinha terminado a aula, fiquei fazendo listinha das coisas que poderia postar. Notícias? Novidades? Mas cara, esse não é meu foco, não sou um portal de informação, não assim. Lembrei que o NaNoWriMo estava chegando, que eu tinha o Desafio Minimalista para terminar, o Projeto 12 Cartas para fazer. Não deu outra, foi post atrás de post.

Ferrei com minhas vistas, que já são ferradas naturalmente. Fiquei tanto tempo na frente do computador que ia dormir na madruga quase que passando mal, quando despregava o olho da tela, já tava zonza, dor de cabeça infernal. Mas tava postando.

Resultado de imagem para gifs gretchen

Número de visualizações aumentou? Sim, absurdamente, mas de engajamento caiu. Eu não tinha tempo pra ficar divulgando (dá pra acreditar numa coisa dessas?). Porque não adianta só postar, tem que mostrar ao seu público que tem post novo e convencê-los a ir até lá.

E convenhamos, não é como se, como blogueira literária, eu fosse ter milhões de visualizações. É estatística dizendo que apenas 4% da população brasileira lê, que a maioria dos brasileiros que leem não leem mais que 4 livros por ano. Entende o que quero dizer? Meu público é específico, até incluí séries e filmes pra subir um pouco mais, mas não é aqueeeeela coisa.

Talvez essa dica de postar 4 vezes por dia dê certo pra quem tem portal de notícias ou blogs similares a isso. No meu caso, divulgando e interagindo bastante, chego a ter uma média de 40 comentários por post, mas demora pra chegar nesse número. Leva de duas semanas a dois meses, a maioria dos posts recentes ficam com dois, três comentários, com o tempo que ele upa.

Imagem relacionada

Resultado: Não deu certo. Posso ser um caso a parte, talvez seja o meu nicho, mas não dá. Me comprometo, daqui pra frente, a pelo menos 2 posts por dia, pelo menos até acabar o NaNoWriMo, que me comprometi a um post diário. Depois disso, 1 post só.

Se eu tivesse só o blog, talvez desse mais tempo. Mas eu estudo, trabalho, tenho outros blogs, tais como o Garota Imperfeita 42 e o Kathe Daratrazanoff. Quem tem mais de um blog sabe, é mais complicado.

Mas tudo bem, continuo aí nessa busca incansável pelo sucesso e crescimento do blog. Não podemos parar de testar. E visitem aí essa série de posts que fiz e em breve falarei sobre Adsense.





22 comentários:

  1. Eu gosto de postar 1 por dia de segunda a sexta, eu tbm não conseguiria postar tanto assim não. Até porque tenho outras responsabilidades.
    http://www.charme-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, se eu vivesse só de blog quem sabe.

      Excluir
  2. Nossa, lendo o início meu coração até acelerou também, sempre quis saber mais a fundo sobre isso, mas sempre tive medo da resposta, pois eu não consigo fazer um único post por dia (desespero) Mas super adorei o seu post, no final me tranquilizou e o seu blog é lindo!
    https://www.aprendekuka.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Que bom que se tranquilizou, a gente fica se sentindo culpada mas não tem o que fazer, vamos seguir em frente haha
      Queria visitar seu blog, mas o link não foi ):

      Excluir
  3. Menina, eu sofro pra postar 2x por semana - e olha que até pouco tempo atrás eu só postava 1x por semana... Vou tentaaaaar postar todo dia mais próximo do natal, mas mesmo assim não sei se consigo! Heueheu
    E além do mais, cada um sabe do seu né.. não adianta postar milhões de coisas por dia e elas ficarem mal escritas ou serem coisas muito vazias, só pra ter número. Como vc falou, isso faz mais sentido pra blogs de notícia!

    Um beijo
    www.negavaidosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim não adianta fazer qualquer porcaria e sair postando. Claro que pode acontecer de sair um errinho ou outro, mas se a gente faz um monte de posts ao mesmo tempo, a possibilidade de errar só aumenta.
      Beijos

      Excluir
  4. Concordo com você, um portal, ou diário de notícias seria ideal pelo menos quatro vezes ao dia, até por que... são notícias, é necessário estar sempre atualizado. Mas, no caso de blogs de outros nichos até três vezes por semana é ótimo. Eu mesma, como leitora, não consigo acompanhar mais que isso nos blogs que visito, mesmo um post por dia, eu sempre acabo deixando de ler um ou outro.
    Quem vive fora da blogsfera não tem muita noção do que é esse universo. Somos praticamente uma rede social com conteúdo e dicas. Essa semana também ouvi de um web design especializado em SEO que não acreditava que blogs podiam ser monetizados, e eu fico aqui pensando em como ele está por fora da evolução blogsfera.
    Enfim, amei o post. Valeu a experiência e vale ainda mais continuar tentando formas diferentes até achar aquela que melhor se aplica ao seu blog.
    Ahh... e traga para nós as dicas que você aprende no seu curso!
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vou trazer mais dicas, fico feliz que tenha gostado!! Eu to lendo um livro sobre os 30 maiores blogueiros do mundo [de acordo com o autor ne] e to AMANDO, é muito bom porque você aprende com caras que estão aí desde antes da maioria de nós ter acesso a internet, e se identifica com muitas coisas que eles falam.

      Sobre esse web designer especializado em SEO, nossa cara '-' assim, não sei que argumentos ele deu ou qual foi a real intenção dele ao falar sobre isso, mas que furada hein.

      E pra você ter noção, nesse livro que acabei de te falar, os caras meio que debocham de SEO, dá pra acreditar?

      Beijos

      Excluir
  5. Nossa quando você disse isso eu fiquei me sentindo péssima também, pq as vezes posto só 1 vez por semana, e ainda acho dificílimo. Eu acho que blog tem qe ter mais conteúdo. Não dá pra postar qualquer coisa, tem que ser elaborado, tem que ter conteúdo bom, chamativo. Enfim. Acho muito mais fácil atualizar as redes sociais, essas sim precisam ser diariamente. Mas eu amei o post! Vou tentar postar mais vezes!
    Beijos, Gi

    Www.girlsabout.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não se mata de tanto postar, hein? Que nem você falou, não adianta postar tanto e no fim das contas ir uma postagem horrível cheia de falhas.

      Redes sociais é algo que peco muuuuuuuito, preciso postar mais vezes na página kkkk

      Beijos

      Excluir
  6. Nossa que loucura, 4x por dia? Quando é entreterimento/fofoca ou notícia é um número ok, até porque esses sites tem milhares de pessoas trabalhando. Agora uma única pessoa fazer isso todos os dias? Inviável. Eu mesma tenho que atualizar meu blog, mas tá ficando bem puxado esse final de ano com as outras várias coisas que eu também faço, assim como você. Mas, ainda sim, achei um post bem legal!

    beijos,
    blogmaisumgoledecafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário!
      Sim, cara, não dá. Sites de notícia precisam mesmo, até porque tudo muda a todo instante, mas eles tem equipes inteiras e aqui a gente mal ganha dinheiro pra nós mesmos, quem dirá pagar outros para nos ajudar.

      Beijos

      Excluir
  7. 4 vezes por dia é muito.
    antes quando era eu e meu namorado o blog tinha posts todos os dias.
    depois que terminamos fiquei so eu no blog, comecei fazer posts de segunda a sexta, mas ta muito puxado, eu trabalh 2 turnos e faço faculdade dai fica dificil postar todos os dias. vou me preparar para ano que vem, ver como faço os posts
    http://dose-of-poetry.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que triste. Perde um relacionamento e isso ainda afetou o blog ):
      2 turnos? CARACA O.O

      Cara, assim, o que aconselho é aproveitar as férias e fazer uns posts e deixar de rascunhos. Nem precisa terminar o post, às vezes é uma ideia que você teve mas nem desenvolveu: cria uma postagem, deixa o título lá e salva nos rascunhos.

      Aí, ano que vem, você vai aumentando a frequência de posts e sempre que estiver sem ideias ou sem tempo, só olhar a lista de rascunhos. Claro que só isso não basta, tem toda uma preparação, mas você vai se organizando.

      Beijos e boa sorte ><

      Excluir
  8. 4 vezes por semana quando voce tem toda uma equipe, tudo bem. Mas para os 'pobres mortais' como nós isso é o pesadelo! hahahaha a gente tem que escolher entre qualidade e quantidade. eu prefiro postar uma vez por semana/quinzena e ser um conteúdo que fiz com todo carinho, do que me desesperar pra escrever várias coisas. A gente acaba esquecendo o porquê de ter criado um blog, que é pra gente se expressar e expandir nossos horizontes. Que bom que tirou uma lição dessa experiência e já sabe o que não é o melhor pro seu blog :)

    ResponderExcluir
  9. Entendo plenamente o que diz, fiquei meses correndo atrás de postagem, notícia para fazer 4 postagens diárias, sai do meu primeiro plano de blog e meu projeto perdeu totalmente a linha ! Infelizmente nem sempre o que é esperado ou o convencional é o melhor para nós! Seu blog é incrível do jeito que ta, não desista dele.

    ResponderExcluir
  10. eu posto de acordo com o tempo que tenho, e as noticias do dia. resenha mesmo são no máximo umas 3 por semana.

    ResponderExcluir
  11. Postar 4 vezes por dia é complicado mesmo. Para mim, já é difícil postar uma vez por dia de segunda a sexta, fico imaginando como seria se fossem 3/4 posts, nem teria. Outra coisa: esses blogs e site que postam várias vezes por dia possuem mais de uma pessoa por trás, alguns mesmo são equipes enormes, fica mais fácil.

    ResponderExcluir
  12. Eu não sabia que tinha que postar 4 vezes por dia, o que eu mais li por aí é que tinha que postar umas 4 vezes por semana, mas se ele tá dizendo né, então tá dito.
    Particularmente falando, o blogueiro tem que postar quantas vezes quiser e puder, porque não adianta escrever sobre algo que nem tá afim só pra ter mais posts e subir nos rankings. Acho que conta muito a satisfação em escrever e a felicidade quando clicamos em publicar. Cada um tem um cronograma diferente de postagens e quem gosta de ler aquele conteúdo específico vai se acostumar e sempre estará presente quando tiver conteúdo novo postado.

    Muito bacana esse post, obrigada por trazer esse assunto pra nós.
    Beijos
    mundodenati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. 4 vezes ao dia? Que pessoa maluca! Eu queria muito postar todos os dias mas infelizmente eu não tenho só o blog na minha vida, tenho muitas outras coisas que demandam tempo, por isso estou me comprometendo ao máximo para conseguir postar 3x na semana. Um dia vou tentar postar 4x no dia pra ver o resultado hahah. Amei o post!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?

    Essa é uma experiência que eu não daria conta. Aliás, quem consegue fazer isso é pessoas que possuem equipes que lhe auxiliam, mas como eu "trabalho" sozinha, não daria conta de fazer tudo, ainda conciliando meus estudos. O bom é que você tentou e viu que não é porque deu certo para alguém, que daria para você. Há blogs com vários nichos e públicos diferentes. O nosso, voltado para literatura, já é um sucesso termos pessoas que leem as postagens e comentem, rs.

    Enfim, gostei muito do post :)
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. OI Tainá, eu falei um pouco sobre essa questão em meu blog:
    https://blogdodeivy.blogspot.com.br/2017/12/o-experimento-de-uma-blogueira-que-deu.html

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.