Siga @katherslynne

30 de out de 2017

Planejamento para o NaNoWriMo 2017

Oi, galerinha! Vim aqui hoje compartilhar uma notícia maravilhosa: FINALMENTE escolhi a história que irei trabalhar na edição do NaNoWriMo esse ano! Antes de mais nada, queria explicar pra quem não sabe que o NaNoWriMo é um desafio de escrita que consiste em escrever 50.000 palavras em um mês, ou seja, aproximadamente 1.666 palavras POR DIA.

Isso ocorre durante o mês de novembro e escritores do mundo todo participam, essa deve ser a 3ª vez que participo, além do Camp (que ocorre na metade do ano e tem metas menores) e eu estava ficando preocupada porque não tinha decidido nada. E pra quem pensa em participar, cara, a menos que você seja super fodão, um escritor sem limites e que consiga isso num piscar de olhos - o que não é meu caso- você precisa se planejar.

Resultado de imagem para planejamento

Mas o que seria esse planejamento?

Primeiramente, é definir que história você vai escrever. Já tem sinopse? Um enredo? Um roteiro pronto? Cara, isso ajuda muito, principalmente nos dias em que você vai estar desmotivado ou quando de repente se esqueceu de algo da história. Porque a graça do NaNo é não revisar, ou seja, é perca de tempo ficar relendo os capítulos anteriores, e pra quem é que nem eu e não tem uma memória muito boa, esquecer coisas que já colocou na história e até mesmo nome de personagem é um passo.

Isso sem falar do tempo. O que deve acontecer com muita frequência com muitos é sair de casa cedo, chegar tarde e ficar tão cansado que pegou no sono e quando viu, perdeu um dia inteiro. Vou dizer uma coisa, por experiência própria: a cada dia que você perde, você se desvia um pouco mais do desafio.

Eu participei do desafio de escrita do Nyah, vou deixar link sobre isso no final desse post, e um dia que não fiz virou dez e acabei desanimando muito. Com o NaNo não é diferente, se 1.666 já é muito, pra repor no dia seguinte você teria que escrever mais de 3.000 palavras, entende onde quero chegar?

Então é o seguinte:

Resultado de imagem para planejamento


  • Tenha editores baixados no computador, notebook, celular, tablet, etc, onde der pra digitar você tem que ter alguma coisa pra usar, e de preferência que tenha contador de palavras.
  • Separe um caderninho, ou bloquinho e lápis/caneta e deixe na mochila, na bolsa, enfim, porque TODA VEZ que você sair de casa, você vai levar isso com você.

Isso pra você se prevenir de que vai escrever em qualquer ambiente e em qualquer cenário. Viu que na faculdade ou na escola teve uma aula vaga? Escreva. No trabalho, sobrou um tempinho extra? Escreva. Ta na fila da padaria e o pão ainda ta assando no forno deles? Escreva.

E não é só isso.

  • Prepare uma playlist para ouvir durante o mês.
  • Entre em grupos de participantes do NaNo, seja no whats ou no face.
  • E TENHA UM BENDITO ROTEIRO.
Sério, eu estava ficando desesperada porque todo mundo que eu via já estava pronto para o desafio começar e eu nada, ta tudo em cima da hora. Então se você já ta tudo encaminhado, parabéns. Mas se você, como eu, ta chegando agora, CORRE ATRÁS DO PREJUÍZOOOO.

  1. Faça um resumo da história. Não precisa ser grande de início, comece com uma frase. A minha é sobre 2 irmãos, filhos de um pai milionário super ausente que descobrem uma passagem para um mundo mágico.
  2. Defina alguns personagens, pelo menos os protagonistas. No meu caso, é a irmã mais velha que é metida, chata, esnobe mas que vive pra chamar a atenção do pai e o irmão caçula, que odeia o pai e acredita que sua mãe, da qual não se lembra quase nada, está nesse mundo mágico.
  3. Dê um título para sua história. A minha vai ser O Mundo em Nonimado o/
Resultado de imagem para nanowrimo

Uma coisa legal é que você pode usar alguma ideia antiga que não deu sequência, ou um livro que você começou e nunca terminou. No meu caso, essa foi a 1ª história que eu pensei em escrever sobre na minha vida, isso lá na 7ª série. Cheguei a escrever uns 3 capítulos e larguei, mas volta e meia lembrava dela de novo e como estava indecisa feat. desesperada, decidi ir com ela mesmo. O lema é: #agoravai.

E gostaria de lembrar que durante todo esse mês de novembro, estarei aqui fazendo posts regularmente falando sobre o desafio, dando dicas e motivando geral, além de falar sobre o Desafio Minimalista, da qual estou rumo ao 3º dia. E é isso pessoal, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.